Os mercados de ações e criptomoedas podem estar “à frente de um ponto crucial” para uma correção significativa de preços, segundo Markus Thielen, fundador da 10x Research.
“Vendemos tudo ontem à noite,” escreveu Thielen, citando a inflação persistente, cortes de taxa decrescentes e um aumento no rendimento dos títulos como razões para sua perspectiva de baixa. Em uma nota de pesquisa de 16 de abril, o fundador escreveu:
“O principal gatilho é a inflação inesperada e persistente. Com o mercado de títulos agora projetando menos de três cortes e os rendimentos do Tesouro de 10 anos ultrapassando 4,50%, podemos ter chegado a um ponto crucial para os ativos de risco.”
A nota de pesquisa baixista vem após o preço do Bitcoin cair mais de 9,3% durante a semana, sendo negociado acima do nível de US$ 63.400 às 9:15 da manhã UTC, segundo dados do CoinMarketCap.
A razão por trás da queda do Bitcoin poderia ser as expectativas decrescentes de um próximo corte na taxa de juros, segundo a nota de pesquisa:
“Grande parte desta alta do bitcoin em 2023/2024 é impulsionada pela expectativa de que as taxas de juros seriam reduzidas, e agora esse narrativa está sendo seriamente desafiada.”
Atualmente, os negociadores esperam que as taxas permaneçam inalteradas — 99% dos participantes do mercado esperam que o Federal Reserve mantenha as taxas de juros entre 5,25% e 5,50%, acima dos 93,6% de um mês atrás, de acordo com a Ferramenta FedWatch do Grupo CME, disponível em aqui.
Thielen adicionou que a empresa vendeu todas as suas ações de tecnologia na abertura da sessão de negociação de segunda-feira:
“Agora só mantemos algumas criptomoedas de alta convicção. No geral, estamos pessimistas com os ativos de risco.”